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09/01/2024
Novo Citroën C3 Aircross chega como o SUV Turbo mais acessível do Brasil
A longa lista de inovações desenvolvidas pela Citroën há mais de 100 anos cresce mais uma vez em um momento em que a marca novamente faz história no Brasil, com o Novo SUV C3 Aircross. O lançamento mais aguardado de 2023 foi apresentado com soluções inéditas, estilo único, muita versatilidade e a conhecida acessibilidade que só um Citroën tem: por isso o Novo Aircross estreia como o SUV turbo mais acessível do Brasil. “O Novo SUV Citroën Aircross é uma resposta às necessidades de nossos clientes, com a inovadora opção de sete lugares, um diferencial único para o concorrido segmento de B-SUVs no Brasil”, afirma Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para a América do Sul. “Seu lançamento é uma peça fundamental para o nosso crescimento na região, e é a síntese de todos os benefícios propiciados pela sinergia Stellantis às suas marcas.” O Novo Citroën Aircross destinado à América do Sul foi desenvolvido pelo time de engenharia da Stellantis na região, com forte integração de todos os fornecedores locais. O único B-SUV com opção de sete lugares será produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ), com forte localização desde o início: mais de 75% de seus componentes são fabricados na região, reforçando o compromisso da Stellantis em fortalecer o parque industrial do Brasil e América do Sul. “O reforço de nossa presença no segmento de B-SUVs é essencial para a estratégia de crescimento da Citroën na região. Como segundo modelo do projeto C-Cubed, o Novo Aircross é mais uma etapa para atendermos nosso objetivo de alcançar 4% de participação de mercado até 2024”, fala Vanessa Castanho, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul. “A exigência de nossos clientes está cada vez maior, e é essencial que nossos produtos acompanhem as demandas de um mercado altamente competitivo. Por isso a inovação do Novo Aircross para até sete passageiros com bancos removíveis é tão importante. Nunca antes na história uma empresa produziu localmente um B-SUV com essa proposta”, continua Vanessa Castanho. O amplo pacote de inovações do Novo SUV Aircross é embalado pela acessibilidade única proporcionada pela Citroën, sem abrir mão do estilo da marca, reforçado por seu slogan: For everyone, like no one. E isso significa oferecer um produto desejado pelo cliente, sem comprometer sua acessibilidade. Por isso o Novo Aircross chega às lojas com uma gama tão versátil quanto ele: são três versões, e todas contarão com a opção de sete lugares, se ajustando aos diferentes tipos de consumidor. O Novo SUV Citroën Aircross começa a ser vendido a partir de R$ 109.990 na venda on-line. O modelo estreia com diversos atributos de acessibilidade, incluindo as três primeiras revisões grátis, valores reduzidos para a cesta de peças, seguro e ampla gama de acessórios. 7 de janeiro de 2024 Fonte: Autoracing
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13/11/2023
Usado Novo: C3 tem bom conjunto e preços atraentes
Em sua segunda geração, hatch da Citroën manteve estilo "único", atualizou mecânica e lista de equipamentos A 2ª geração do Citroën C3 desembarcou oficialmente no Brasil em 2012. Era um respiro importante para um modelo com dez anos bem vividos no nosso mercado, mas que perdia espaço diante das novas opções no segmento. Na renovação, o hatch compacto trocou a motorização, ficou mais moderno e mudou o visual, mantendo a estética "redonda", com pouca distinção entre os volumes. O design tinha na dianteira faróis de dois projetores, LED diurno e uma grande tomada de ar central em formato hexagonal irregular no para-choque. O logo da Citroën era destacada no duplo chevron cromado, que ligava o conjunto de iluminação dianteiro. As mudanças eram perceptíveis também nas laterais e na traseira, onde as lanternas ganharam formas mais complexas, com a iluminação invadindo a tampa do porta-malas. No geral, o C3 apresentava algo bem distinto em relação à proposta já batida da geração anterior. Em tamanho, o C3 de 2ª geração era um pouco maior que o seu antecessor. O hatch premium superava o antigo no comprimento (3.94 m contra 3,85 m) e largura (1,70 m contra 1,66 m). Empatava no entre-eixos de 2,46 m e ficava atrás, por pouco, no porta-malas, com 300 litros, ante 305 litros. No conjunto mecânico, o modelo evoluiu ao trocar o motor 1.4 pelo mais eficiente 1.5i , que rendia 93 cv de potência e torque de 14,2 kgf.m. O mesmo acontecia com o 1.6 da geração anterior, que foi atualizado para uma versão mais potente, com 122 cv e 16,4 kgf.m. A transmissão era manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades. A opção sem pedal de embreagem ficou mais moderna em 2017, com a chegada do câmbio Aisin de seis marchas - o mesmo que foi aplicado no Peugeot 208. Um ano antes, o hatch já havia repetido outro movimento do "primo" francês ao trocar o motor 1.5i pelo criticado três cilindros 1.2 Puretech, de 90 cv e 13 kgf.m. Apesar de ser taxado como um motor complicado de se mexer, o 1.2 foi o mais econômico de todas as linhas da segunda geração. Segundo o Inmetro, o três cilindros fazia 14,8 km/l e 13,2 km/l (cidade/estrada) abastecido com gasolina, e 10,1 km/l e 9,3 km/l (cidae/estrada) com etanol no tanque. Enquanto isso, o motor 1.5i l rendia 14,7 km/l e 11,9 km/l abastecido com gasolina, ou 9,3 km/l e 7,5 km/l com etanol. O pior era o 1.6, com médias de 13,4 km/l e 10,6 km/l com gasolina, e 9,3 km/l e 7,4 km/l com etanol. Eram conjuntos bacanas, com maior relevância para os de quatro cilindros, considerados um pouco menos problemáticos - mas que eram tinham eficiência energética inferior. Os equipamentos também faziam do C3 de 2ª geração uma boa alternativa desde a versão de entrada. O hatch tinha direção elétrica, ar-condicionado, duplo airbag, ABS, vidros, volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisores com ajuste elétrico e cinto de três pontos e encostos de cabeça para todos. Nas linhas mais completas, adicionava ainda para-brisa panorâmico Zenith, piloto automático com limitador de velocidade, rodas de liga com aros de 16 polegadas e rádio Pioneer com Bluetooth. Na linha 2017, o modelo passou a ter central multimídia. Fonte: Webmotors
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14/09/2023
Citroën C4 Cactus Noir THP: série especial com preço de R$ 130.990
A Citroën do Brasil apresentou a série especial Noir do Citroën C4 Cactus com o motor THP de até 173 cv, e preço de R$ 130.990. O motor turbo flex é capaz de acelerar o SUV de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, com velocidade máxima de 212 km/h. O Novo C4 Cactus Noir agrega todos os itens já oferecidos na versão Shine Pack e adiciona elementos como adesivos que cruzam longitudinalmente a carroceria, frisos laterais e moldura do farol de neblina pintados em preto brilhante, adesivos “Noir” no capô, colunas C e porta-malas. Além disso a Edição Limitada adota as rodas Cross de 17 polegadas pintadas em preto brilhante. Por dentro continua com bancos com couro ecológico com forração exclusiva, apliques no painel de instrumentos e tapetes personalizados. Essas novidades complementam os itens que estrearam na linha 2024 do SUV, como o Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio, carregador de indução, novas entradas USB e compartimento entre os bancos dianteiros ampliado e com tampa regulável. Também é de série na Edição Limitada o motor THP. Capaz de gerar 166 cv com gasolina e 173 cv com etanol e 240 Nm de torque com qualquer combustível. O conjunto faz dupla com o câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais e três modos de condução. Além disso, o Novo C4 Cactus Edição Limitada Noir vem de série com o Grip Control: por meio de um acionamento no botão no console central, o controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa altera os parâmetros do trem de força para que o SUV possa superar os mais diferentes tipos de piso, dentro e fora da estrada. A lista de itens de série também inclui seis airbags, alerta de evasão de faixa, frenagem automática de emergência, freio a disco nas quatro rodas e aviso de fadiga. O Novo SUV Citroën C4 Cactus Edição Limitada Noir tem preço sugerido de R$ 130.990 e começa a ser vendido a partir de hoje em todas as concessionárias da marca no Brasil. Fonte: Car.blog
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19/07/2023
Citroën surpreende com a linha 2024 do C4 Cactus: itens de série atualizados para uma experiência ainda mais completa
A Citroën, renomada montadora francesa, acaba de apresentar a linha 2024 do C4 Cactus, trazendo atualizações nos itens de série para aprimorar ainda mais a experiência dos seus clientes. Com essa nova versão, a marca busca oferecer um veículo ainda mais completo e competitivo no mercado automotivo. Uma das principais novidades na linha 2024 do C4 Cactus são os itens de série atualizados. Agora, os consumidores poderão desfrutar de recursos adicionais que trazem mais conforto, comodidade e segurança aos ocupantes do veículo. Dentre os itens atualizados, destaca-se a inclusão de um sistema de infotainment mais avançado, que oferece conectividade com smartphones e integração com aplicativos populares. Além disso, a Citroën também aprimorou o sistema de som, proporcionando uma experiência sonora de alta qualidade dentro do veículo. Outra novidade são os recursos de segurança adicionais, como os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, que auxiliam os motoristas durante as manobras, e o sistema de frenagem de emergência, que contribuem para evitar colisões e aumentar a segurança dos ocupantes. Além disso, a linha 2024 do C4 Cactus mantém as características que já são reconhecidas pelos consumidores, como o design arrojado e moderno, com a novidade das novas rodas de 16 e 17 polegadas, com desenho modificado, a boa performance e a eficiência energética. Com essas atualizações na linha 2024 do C4 Cactus, a Citroën reafirma seu compromisso em oferecer aos clientes um veículo que une estilo, conforto e tecnologia. A atualização dos itens da série garante uma experiência ainda mais agradável ao volante e torna o C4 Cactus uma opção atraente para os consumidores que buscam um carro completo e atualizado. A motorização mantém-se inalterada, oferecendo duas opções de propulsores, ambas com 1.6 litros. Um deles é um motor aspirado, que entrega 120 cavalos de potência e 15,7kgfm de torque. Outra opção é um motor turbo, com uma potência mais robusta de 173 cavalos e um torque de 24,5kgfm. Ambas as versões são equipadas com um câmbio automático de seis velocidades, direção elétrica e freios a disco nas quatro rodas. Além disso, a versão THP inclui o Grip Control, proporcionando maior controle e aderência em diferentes superfícies. Independentemente da escolha do motor, o veículo apresenta um desempenho dinâmico e uma experiência de condução satisfatória. Fonte: diariodopoder.  
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16/05/2023
Novo Citroën C3 Aircross 2024 é revelado com versão de 7 lugares
Um ano após apresentar a nova geração do C3, a Citroën agora prepara o seu segundo modelo da nova estratégia C-Cubed. Trata-se do Citroën C3 Aircross 2024, um SUV compacto que terá um diferencial em relação aos rivais, contando com uma variante de 7 lugares. Foi apresentado quase que simultaneamente na Índia e no Brasil, os dois países responsáveis por seu desenvolvimento. Com produção confirmada para este ano em Porto Real (RJ), será lançado no 2º semestre e teve as primeiras fotos e informações reveladas. Ao invés de apostar em uma identidade de design igual para os dois carros, o Citroën C3 Aircross 2024 acabou adotando um visual diferente do C3 hatchback, embora ainda seja bem reconhecível. A principal mudança está na grade dupla, antes dividida por uma barra preta, o que passava a impressão de ser uma peça única. No caso do SUV, ela é pintada na cor do veículo, deixando clara esta divisão. As entradas de ar estão mais largas e, na parte inferior, elas ainda trazem as luzes de neblina nas bordas. A grade superior, além de maior, utiliza uma borda plástica perto dos faróis, ao invés de utilizar o metal da carroceria. Isto passa a sensação de continuidade até chegar aos faróis. O conjunto ótico é o mesmo visto no hatch, com uma linha em LED para iluminação diurna na parte superior, formando uma linha com a barra cromada que vem desde o logo da empresa no centro. Logo abaixo estão os faróis principais, com o mesmo formato. Por fim, a carroceria é mais proeminente na região das caixas de roda, o que faz com que o C3 Aircross pareça bem musculoso e robusto. Outra informação vinda da Índia é que terá rodas de 17 polegadas nas versões mais caras. A traseira também trouxe um design diferente, começando pelas lanternas em forma de “C”, interligadas por uma barra preta na altura do logo da Citroën. A posição da placa foi alterada para ficar completamente no para-choque, permitindo que a tampa do porta-malas ficasse maior e com uma parte inferior totalmente reta. Na parte da frente, o interior é praticamente o mesmo do C3 hatch, usando o mesmo estilo e acabamento. Até a central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio foi mantida. Uma novidade para as versões mais caras é o painel de instrumentos com uma tela TFT de 7 polegadas. O que muda é a partir da segunda fileira, começando pela saída do ar-condicionado no teto, inclusive com um controle da intensidade. Os bancos corrediços tem uma divisão 60:40, facilitando o acesso à terceira fileira, onde estão mais dois lugares. Como acontece com a maioria dos carros de 7 lugares, os bancos extras são mais apertados e com um assoalho alto, mais recomendado para crianças. Se for levar adultos, que seja um trajeto bem curto por causa do desconforto. A Citroën diz que o C3 Aircross 2024 será vendido nas versões de 5 e 7 lugares, com a primeira contando com 482 litros de capacidade para o porta-malas e “um dos melhores espaços internos” para quem usar os bancos traseiros. A variante de 7 lugares terá espaço para até 511 litros, rebatendo a terceira fileira. Como ainda falta um tempo para o lançamento comercial, a fabricante francesa não deu muitos detalhes sobre o Citroën C3 Aircross 2024. Sabemos que mede 4,32 metros de comprimento, o que são 34 centímetros a mais em comparação ao C3 e seus 3,98 m, e com 1,80 m de largura. O entre-eixos é de 2,67 m, 13 cm maior do que os 2,54 m do hatchback, o que é um aumento importante para que pudesse ter espaço interno o suficiente para receber a terceira fileira de bancos. Outro dado revelado pela marca é que tem um vão livre de 200 milímetros, para lidar com todos os tipos de terreno. Os motores ainda não foram revelados, mas a Citroën adianta que o modelo nacional terá duas opções. Na Índia, alguns sites apuraram que terá um 1.2 turbo de 110 cv, usado também pelo C3 hatchback no país. No caso do Brasil, as principais apostas é que tenha o 1.6 aspirado de 120 cv, disponível com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 posições, equipando as versões de entrada.  Oficialmente, a Citroën diz que o C3 Aircross 2024 começará a ser vendido na Índia e na América do Sul ainda em 2023, confirmando somente que chegará no final do ano.  Fonte: Motor1
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14/03/2023
Citroën Jumpy Cargo 2023: furgão para qualquer tipo de negócio
O Citroën Jumpy Cargo 2023 está à venda no mercado brasileiro com a promessa de atender a diversos tipos de negócio, como transporte de mercadorias, pets, entre outros. Equipamentos de série O principal atrativo do Jumpy Cargo 2023 é sua versatilidade para atender qualquer tipo de negócio de transporte. O furgão também traz boa lista de equipamentos de série. O furgão da montadora francesa possui ar-condicionado, direção assistida, banco do motorista e volante com regulagem de altura, computador de bordo, conexão bluetooth e USB, sistema start-stop, tomada 12V e faróis halógenos com refletores duplos e regulagem de altura. A lista de itens de segurança conta com airbags frontais (obrigatórios por lei), controle de cruzeiro com limitador de velocidade, indicador de fadiga do motorista, controles de estabilidade e tração, faróis de neblina, luzes de rodagem diurna (DRL) e assistente de partida em subidas. Além disso, o veículo traz porta lateral deslizante, vidros dianteiros elétricos, retrovisores externos com regulagem elétrica e rodas de aço de 16 polegadas. As cores disponíveis para a carroceria são branco Banquise e prata Aluminium. Motorização, desempenho e consumo O Jumpy Cargo 2023 traz motor 1.5 a diesel, de quatro cilindros em linha, acoplado ao câmbio manual de seis marchas. Este propulsor gera 120 cv de potência e 30,5 kgfm de torque máximo. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12,5 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h. A média de consumo de combustível é de 12,4 km/l em percurso urbano e 11,9 km/l no ciclo rodoviário. Fonte: Garagem360  
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05/01/2023
Novo Citroën C3 surpreende nas vendas e entra no gosto popular do primeiro SUV
Com valores mais acessíveis do que os concorrentes e entregando mais inovação, mais tecnologia e conexão multimídia por bluetooth, eis que o velho quase aposentado Citroën C3 ressurgiu das cinzas e virou o Novo C3, um carro desejável, com personalidade e atitude SUV. Quando testei pela primeira vez, confesso que vim com um certo receio de mais do mesmo, um carro bonitinho, mas que poucos comprariam. Fui surpreendido. Não só é um dos carros mais vendidos recentemente como se tornou um querido entre as premiações, arrebatando votos populares e de jurados do meio automotivo em várias eleições do segmento. Ainda bem que o Novo Citroën C3 tem o maior porta-malas da categoria, para ganhar tantos prêmios. Foram quatro este ano, eleito o Melhor Hatch Compacto do Brasil. Sabe aquela velha história da Ambev, que resolveu popularizar a Antarctica para deter o crescimento da Itaipava, na linha de cerveja boa e barata. É o que parece adotar a mesma linha o Grupo Stellantis em colocar o C3 para brigar de frente com os veículos populares mais baratos da concorrência, porém com um ar sofisticado de francês tecnológico. Tem cara de SUV, altura de SUV, preço de hatch, espaçoso como um sedan e moderno para atrair o público mais jovem. A versão mais barata é a Live 1.0. Já a versão que dirigimos é a Feel 1.0, que além da central multimídia, traz de fábrica ajuste de altura do banco do motorista, desembaçador, teto biton, rodas de liga leve e barras longitudinais no teto. O motor é o conhecido 1.0 Firefly de 75 cv, todos de câmbio manual de 5 marchas. Por conta de sua elevação, 1,58 m de altura, a sensação é mesmo de dirigir um SUV compacto raiz. É tranquilo, sem grandes sobressaltos, leve, fácil de dirigir, manobrar, se livrar bem das dificuldades do trânsito do dia a dia. Para ser o primeiro carro de sua vida, está ótimo. As vendas indicam que sim. O Novo C3 segue com um crescimento constante no país, com mais de 10 mil unidades vendidas desde o lançamento. A Citroën segue celebrando os ótimos resultados alcançados. A marca registrou aumento nas vendas de praticamente todos os seus modelos à venda no Brasil. O modelo fechou o mês de novembro com o total de 3.139 veículos emplacados, o que representa um crescimento de 22% em comparação com o volume de outubro. Esses índices fizeram com que o Novo C3 ampliasse sua participação no volume de vendas da Citroën para 73%. Já sua fatia de mercado subiu para 1,7% e, no segmento, para 6,9%. Mesmo com o mercado registrando uma queda de 1% no acumulado do ano, a Citroën teve crescimento de 37%, registrando um aumento da participação de mercado da marca para 1,6%. Não há dúvidas de que o Novo Citroën C3 foi parte fundamental para o crescimento desses índices, com uma performance sólida desde sua estreia no mercado brasileiro. O Novo Citroën C3 já conquistou milhares de consumidores com sua versatilidade, acessibilidade e design, além de atributos exclusivos, como o Citroën Connect Touchscreen de 10” com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio.  Prático, inteligente e com atitude SUV. Assim é o Novo C3, grande novidade da Citroën para o mercado brasileiro em 2022. Primeiro de uma família de três modelos desenvolvidos e fabricados na América do Sul, o Novo C3 é um hatchback moderno, forte e cheio de personalidade, por onde a Citroën expressa originalidade. Fonte: Portal Carsughi
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28/10/2022
C4 Cactus: Cinco motivos para apostar no SUV da Citroën
O SUV compacto se tornou a opção mais acertada para quem busca conteúdo e não quer ficar de fora da tendência do mercado. Trata-se de o segmento mais concorrido do mercado, com uma grande variedade de modelos. E nessa batalha pela preferência do público está o Citroën C4 Cactus. Testamos a versão topo de linha Shine 1.6 THP e destacamos cinco grandes atributos deste utilitário que disputa mercado com rivais de peso.  1- Estilo O desenho do SUV segue uma receita mais que batida. Suspensão elevada, caixas de rodas grandonas, frente vertical, capô horizontal, assim como traseira elevada. Todo mundo segue esse caixotinho. O C4 Cactus foge desse modelo padronizado. O SUV francês tem formas arredondadas, acentuadas pelo conjunto ótico em três níveis e pela grade do radiador. De perfil, a silhueta também foge ao convencional, com as extremidades arredondadas, sem vincos e ranhuras colocadas para indicar “musculatura” aos jipinhos. Destaque para as molduras nas plásticas nas portas e o rack de teto, que quando visto de perfil parece ser um prancha sobre a carroceria. O modelo também abre mão da terceira janela espia e aposta numa coluna C mais encorpada. Na traseira, o visual é minimalista. As lanternas seguem a mesma linha estética 2- Motor e caixa A cereja do bolo do C4 Cactus é o motor 1.6 THP. O motor entrega 173 cv e 24,9 kgfm de torque e é uma das opções mais potentes do mercado.  A unidade é combinada com uma transmissão automática de seis marchas, que garante trocas rápidas. Tudo isso, faz do Cactus um carro esperto em qualquer situação. A oferta de torque em rotações baixas dão ao SUV elasticidade para acelerar rápido numa ultrapassagem e força para rodar em baixo giro quando não há demanda de potência. Tudo isso se converte num consumo bastante moderado.  3- Conteúdos Todo SUV compacto que quiser se destacar no mercado deve oferecer bom pacote de conteúdos. O C4 Cactus Shine 1.6. A versão vem equipada com direção elétrica, ar-condicionado digital, multimídia (com câmera de ré, conexão Apple CarPlay e Android Auto, USB e Bluetooth). O pacote ainda inclui bancos com revestimento em couro, partida sem chave, vidros e retrovisores elétricos. O acabamento segue o padrão do segmento, com uso extenso de plástico duro. Mas a montagem é esmerada e a combinação de materiais garante um estilo agradável.  4- Segurança O modelo conta com seis airbags, controles de tração e estabilidade, assim como freios ABS. Ele ainda oferece seletor de tipo de terreno. Essa função permite ajustar a distribuição de torque de acordo com a aderência do piso. Ou seja, ele evita que o carro patine num trecho de baixa aderência e comprometa o controle direcional do motorista. Já a lista de assistentes de condução inclui itens como alerta de colisão e aviso de saída de faixa. Ficaram de fora ferramentas como controle de cruzeiro adaptativo (ACC) ou frenagem emergencial ou assistente de manobras. Itens que já podem ser oferecidos em utilitários compactos, mas bem mais caros. 5- Espaço interno O C4 Cactus oferece bom espaço interno para quem busca um automóvel familiar. Ele leva quatro adultos com bom nível de conforto. Quem viaja atrás tem bom espaço para as pernas e cabeça não esfrega no teto.  Mas para quem tem família com duas crianças, o espaço é mais que satisfatório. O banco traseiro comporta duas cadeirinhas com fixação do tipo Isofix. Já o porta-malas comporta 320 litros de volume. Longe de oferecer o espaço de bagagem de um sedã, mas segue o mesmo volume das principais referências do mercado. Fonte: Autos Segredos
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31/08/2022
Citroën lança o novo C3, hatch com preços arrojados e acerto de SUV
Depois de um ano e meio ausente no mercado, o Citroën C3 é relançado com pegada “SUV”. Apesar de ter especificações compatíveis com os SUVs compactos, o carro disputará no mercado dos hatches compactos, com destaque para o espaço ampliado e proposta arrojada dos preços, para ser mais competitivo. Conta com um porta-malas de destaque, quando comparado com os principais competidores do segmento, com 315 litros de volume. A carroceria, por sua vez, traz 3,98 metros de comprimento, 1,6 metro de altura, 1,73 metro de largura e 2,54 metros de entre-eixos. Além do mais, a Citroën trabalhou ângulo de ataque (23º), de saída (39º) e vão livre do solo (18 cm) para conferir características de SUV ao hatch . Na parte interna, o novo C3 chega com painel 100% digital, sistema multimídia com tela de 10 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio, controle de estabilidade e tração, fixação Isofix para cadeirinhas, entre outros acessórios. Testamos a novidade e observamos que o novo C3 é fácil de dirigir. A posição ao dirigir é elevada, mesmo com os bancos ajustados para a altura mínima. Isso contribui para a boa visibilidade, mas não oferece características tão esportivas. O motor 1.0 FireFly gera até 75 cv e 10,7 kgfm. O motor 1.6 é o bem conhecido FlexStart, de 120 cv e 15,7 kgfm. Para o porte do carro, são bem adequados para uma dirigibilidade tranquila. A única versão que pode ser considerada ágil é a Feel 1.6 16v, com câmbio manual. O acerto de suspensão do novo C3 é grande destaque, com capacidade de filtrar características do solo com mais eficiência do que a média. E a engenharia acertou em cheio na parte de transferência do equilíbrio da carroceria ao solo. Mesmo durante frenagens mais fortes e curvas mais rápidas, o carro inclina bem menos do que o seu visual sugere. O novo C3 consegue otimizar melhor o espaço interno. Com isso, acaba se tornando uma opção mais favorável para quem faz uso frequente da segunda fileira de assentos. A primeira versão do Citroën C3 traz ar condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, computador de bordo, assistente em rampas, indicador de trocas de marchas e rodas de ferro de 15 polegadas. A seguinte, Live Pack, adiciona a tela de 10 polegadas com conectividade Apple Car Play e Android Auto, chave com telecomando, banco dianteiro com ajuste de altura, bem como limpador e desembaçador traseiro. Como opção, o cliente pode optar pela cor bi-tom para a carroceria. A Feel agrega, ainda, vidros elétricos com função auto, rodas de liga leve de 15 polegadas, alarme perimétrico, retrovisores elétricos, barras de teto, luzes diurnas de LED e o logotipo cromado. Para quem procura um pouco mais de itens em cima da versão Feel, encontra, na Feel Pack, câmbio automático de seis marchas, acabamento diamantado nas rodas, câmera de ré, volante com revestimento de couro e função “Eco” do câmbio. As versões First Edition são limitadas em 2000 unidades. Podendo ser 1.0 ou 1.6, ambas trazem acabamento nas laterais, molduras nos faróis de neblina, barras cinzas no teto e pacote de tapetes e emblemas “First Edition”. A estratégia da marca é de crescer 4% em participação de mercado no fechamento do período entre 2021 e 2024. Além do novo C3 ser o principal agente para que isso possa ocorrer, a fabricante diz que está aberta à possibilidade de eletrificar modelos no Brasil, a depender da demanda. A Citroën destaca que mais de R$ 1 bilhão foram investidos para o desenvolvimento do carro, com mais de 100 engenheiros envolvidos, com mais de um milhão de quilômetros rodados nos testes. Ficha técnica: Dimensões: 3,98 metros de comprimento, 1,6 metros de altura, 1,73 metros de largura e 2,54 metros de entre-eixos. Ângulo de ataque (23º), ângulo de saída (39º) e vão livre do solo (18 cm); Espaço de malas: 315 litros; Motores: 1,0 (75 cv e 10,7 kgfm) e 1.6 (120 cv e 15,7 kgfm); Câmbios: Manual de 5 marchas ou automático de 6 (este opcional apenas para o motor 1.6); Versões: Live 1.0, Live Pack 1.0, Feel 1.0, First Edition 1.0, Feel 1.6 16v, Feel 1.6 Pack AT e First Edition 1.6 AT. Fonte: IG Carros
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30/06/2022
Novo Citroën ë-C4 X elétrico é revelado com estilo que mistura SUV e sedã
A Citroën acaba de revelar mundialmente um novo carro baseado no C4. Trata-se do Citroën C4 X, um modelo que estreia junto com a versão elétrica ë-C4 X e se destaca principalmente pelo visual que mistura os estilos crossover e sedã.  Assim como o Citroën ë-C4 convencional, que por si só já aposta num design 'fora da caixinha', o novo ë-C4 X é baseado na plataforma modular para carros elétricos da Stellantis chamada eCMP e tem como proposta ampliar o leque de opções dentro da linha.  O C4 X carrega a nova identidade visual da Citroën, se destacando pelo perfil aerodinâmico que se caracteriza pelo teto um leve caimento na parte traseira. Em termos de aerodinâmica, o Cx é de apenas 0,29. Fazendo jus ao sobrenome X, o modelo modelo tem a parte inferior da carroceria que recebe uma série de elementos plásticos escurecidos. Com proposta de aliar estilo exclusivo e espaço interno, o ë-C4 X tem porte entre o C4 e C5 X e mede 4,60 metros de comprimento, 2,76 metros de entre-eixos e 1,80 metros de largura, oferecendo espaço para cinco adultos e um porta-malas com 510 litros de capacidade, que pode ser ampliado ao rebater o banco traseiro.  O sistema de propulsão é o mesmo do e-C4, ou seja, o motor elétrico com 100 kW (136 cv) de potência e torque de 26,5 kgfm que garantem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. O conjunto de baterias possui 50 kWh de capacidade e dá ao ë-C4 X um alcance de até 360 km pelo ciclo WLTP, um ganho de 10 km sobre o e-C4 normal, graças a aerodinâmica. Ele é compatível com sistema de recarga rápida de até 100 kW, possibilitando um ganho de 10 km de autonomia por minuto em um ponto de recarga rápida. Para recuperar de 0 a 80% são necessários 30 minutos.  O Citroën C4 X (com motores híbridos e a gasolina) e o ë-C4 X serão feitos no Polo Automotivo da Stellantis em Madri (Espanha), e vendidos nos principais mercados da Europa, Ásia e Oriente Médio no início do outono do hemisfério norte. Fonte: Insideevs
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