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04/12/2018
Citroën C4 Cactus: próxima geração terá plataforma eletrificada
De acordo com a revista inglesa Autocar, a próxima geração do Citroën C4 Cactus será eletrificada. O crossover compacto, que era vendido como hatch no mercado europeu, trocará a plataforma PF1 dos atuais Peugeot 208 e Citroën C3 pela recente modular CMP, que estreou no utilitário esportivo DS 3 Crossback. Porém, segundo a publicação, essa nova geração do Cactus não vai demorar, pois é esperada para 2020. Como se sabe, o modelo foi atualizado no ano passado e há alguns meses chegou ao mercado brasileiro. Comenta-se que o próximo terá versão totalmente elétrica, como visto no produto da DS. Isso significará um propulsor de 136 cavalos e bateria de lítio de 50 kWh, que é o conjunto padrão da plataforma e-CMP, que garante autonomia real de 350 km. A mudança é obviamente esperada para o Cactus, mas não tão breve quanto está sendo divulgado. Ou seja, as mudanças atuais durariam apenas três anos na Europa. Outra opção para o Cactus deverá ser a versão híbrida plug-in, mantendo assim o motor 1.2 Puretech de três cilindros. Mas, como na Europa a PSA precisa acelerar a eletrificação para baixar a média de emissão, que a partir de 2021 será de apenas 95 g/km de CO2, a mudança de geração pode mesmo ocorrer por volta dessa época. Aqui, no entanto, deveremos esperar bem mais. A Citroën precisa substituir o C3 antes de qualquer coisa, assim como o Aircross e o C4 Lounge. Como já se sabe, a CMP contempla um sedã de porte médio, que obviamente seria um sucessor do modelo atual, assim como do Peugeot 408. Como a produção inicialmente se dará em El Palomar, Argentina, esses dois novos sedãs médios sobre a CMP devem ter prioridade, assim como um hatch para suceder o C3 atual e talvez um crossover de 4 m para assumir a posição do Aircross. Os Peugeot 208 e 2008 também serão alterados, mas provavelmente depois do 408. Apostar num hatch médio é algo improvável e o 308 deve desaparecer nesse processo. Fonte: Notícias Automotivas
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15/10/2018
Citroën C4 hatch ganhará nova geração com versão elétrica em 2020
Nova geração do hatchback é prevista para 2020. Variante elétrica pode ter autonomia de 350 km O crescimento do segmento de SUVs e crossovers também atingiu o Citroën C4, que saiu linha em praticamente todos os mercados após o lançamento do C4 Cactus. No entanto, novas informações apontam que a estratégia mudou e o C4 terá uma nova geração, feita com a nova plataforma CMP. Além de competir no segmento dos compactos, ainda terá uma variante elétrica para enfrentar o Volkswagen I.D. As informações são do site britânico Auto Express, citando entrevistas com executivos do Grupo PSA. Linda Jackson, CEO da Citroën, disse à publicação durante o Salão de Paris que o novo C4 é uma prioridade para a fabricante. “Nós não dissemos quando o hatch voltará, mas devido à força deste segmento, claramente será uma prioridade para nós”, explicou a executiva. Quem adiantou o futuro elétrico do novo Citroën C4 foi Gilles Le Borgne, vice-presidente de engenharia do Grupo PSA. “Nós temos um programa muito importante para o segmento C baseado na plataforma CMP, como a nova geração do C4, por exemplo”, disse Le Borgne, que ainda revelou que a fabricante planeja uma versão elétrica do C4 usando a base e-CMP. “Poderíamos acomodar até 60 kWh”, revela o engenheiro. Com uma bateria deste tamanho, o hatch teria uma autonomia de até 350 km em uma única carga. Este resultado, na visão da PSA, seria o ideal para atender às necessidades dos clientes dentro do preço que a empresa quer cobrar. É uma boa melhoria, já que a PSA havia anunciado que a plataforma e-CMP comportava baterias de até 50 kWh. Porém, como o C4 é um carro com entre-eixos maior, poderia ser equipado com baterias maiores. Ao contrário do seu futuro rival Volkswagen I.D., o novo Citroën C4 continuará a ser vendido com motores a combustão. “Quando for lançado, terá uma versão elétrica, mas também terá modelos equivalentes a gasolina e a diesel”, explica Jackson. Fonte: Motor 1
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05/09/2018
Avaliação: Citröen C4 Lounge 2019 um boa escolha
Otávio Koenig Beppler, Especial para o BlogAuto – Conheço a linha de sedãs médios da PSA há algum tempo, e eu tinha algumas expectativas de melhoria nesta nova plataforma. Expectativas estas que foram em grande parte atendidas com o facelift do Citroën C4 Lounge 2019. Logo ao entrar no C4 Lounge 2019, percebo que a identidade é a mesma, com um grande espaço interno, muito superior aos concorrentes diretos (Civic, Corolla, Cruze, Jetta e Sentra). Sobra espaço para as pernas e cabeças de todos os ocupantes, mesmo que todos tenham 1,90 m de altura!   O botão de partida ao lado esquerdo do volante, sem espaço de inserção da chave, é o primeiro detalhe que chama a atenção, seguido pelo painel digital e pela ampla tela que ocupa o centro do painel, onde estão os comandos de quase tudo no carro: rádio, multimídia, navegação, climatização, ajustes gerais do carro, integração com celular, etc. Não gostei apenas do display de RPM (tacômetro para os técnicos), que se apresenta na forma de uma fina barra horizontal de difícil acompanhamento – um bom e velho “conta-giros” de ponteiro, mesmo que digital, seria muito melhor. O volante não tem mais aquele charme do miolo fixo, tradicional dos Citroën até bem pouco tempo atrás, o que nivela o C4 Lounge aos demais carros do mercado. Ele também não traz os famosos paddle-shifts (borboletas de mudança de marcha), o que considero positivo para reduzir custos – afinal tenho há anos carros com paddle-shifts e praticamente nunca uso no dia-a-dia. Eles valem a pena em carros esportivos, o que não é a proposta do C4 – pelo contrário. Este carro quer servir o conforto e o dia a dia, e para isso considero-o justo.   Andando, o motor turbo de 1.6 litro, em conjunto com o novo câmbio de seis marchas Aisin, se mostraram muito eficazes: bom torque e todas as faixas de rotação, como se fosse um motor 2.0 litros aspirado, mas com maior economia, além de mudanças de marcha muito bem definidas e certeiras – sem a tradicional indecisão e trancos tão comuns do câmbio anterior. Essa sim foi uma enorme mudança, que transformou esse carro. Muuuuuuito melhor, muito mesmo. Esse era o único defeito grave que o C4 (e seus primos e irmãos) tinham. Os faróis direcionais são um diferencial, juntamente com a iluminação por leds, colocando o C4 em um patamar atual, e superior aos concorrentes neste quesito. Falando sobre preço, na faixa dos 95 mil reais, ele está alinhado aos concorrentes. Não considero esse valor razoável hoje em dia se considerarmos o poder de compra dos consumidores potenciais, mas esse é um problema sistêmico e endêmico no Brasil – todos os carros, de todas as categorias, estão custando muito mais do que os consumidores tem condições de pagar, simplesmente porque o Brasil continua em uma crise sem precedentes, e porque não fabrica quase nada de alta tecnologia. Praticamente todos os componentes e peças de valor agregado, como chips, placas, softwares, entre outros, são fabricados por multinacionais não brasileiras, e em fábricas fora do Brasil. Infelizmente. Apenas exportamos as pelotas de ferro que são industrializadas no exterior e importadas a valores incrivelmente altos. De modo geral, considero Citroën C4 Lounge 2019 um carro honesto frente ao mercado, que cumpre com o que se propõe, competitivo junto aos concorrentes, e com grandes chances de começar a reverter a antiga fama de marca de carros caros e frágeis. Ele tem tecnologia, postura, equipamentos e custo-benefício que vão ajudar a PSA a reposicionar a marca no Brasil, aumentando inclusive sua participação no mercado. Fonte: Blog Auto
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30/08/2018
Citroën C4 Cactus espeta concorrentes
Se o mercado de SUVs continua a crescer bastante no Brasil, há razões para apostar em avanços ainda maiores. Entre os de produção nacional o Citroën C4 Cactus, que começa a ser vendido esta semana, demonstra que novas tecnologias também ganham relevância nesse tipo de veículo. O modelo, de forma clara, demonstra dupla personalidade. Na Europa tem o mesmo nome, mas lá se apresenta como um hatch sucessor do C4. Aqui, o visual muda e não se restringe às barras de teto com um criativo desenho “flutuante”. Vão livre do solo de nada menos 22,5 cm, além de ângulos de ataque (22 graus) e de saída (32 graus), permitem enfrentar traiçoeiras lombadas, valetas e buracos que infestam cidades e até estradas por todo o País. Seu estilo moderno, mais típico de um crossover, agrada por proporções compactas – apenas 4,17 m de comprimento – que, no entanto, limitam o volume do porta-malas a 320 litros. Por outro lado, 2,60 m de entre-eixos e 1,71 m de largura garantem habitáculo confortável, incluindo bancos dianteiros bem dimensionados e amplo espaço para joelhos atrás. Forro do teto tem leve concavidade dupla (na frente e atrás). Assim, nenhum ocupante raspa a cabeça, embora falte opção de teto solar. A marca francesa montou um bom pacote de opções de segurança nas versões mais caras: alertas de atenção ao condutor, de saída de faixa, de colisão (detecta veículos e pedestres) e de frenagem automática, além de seis airbags. O interior tem detalhes de acabamento interessantes. Mescla materiais agradáveis ao toque, apliques de tecido e plástico preto brilhante. Quadro de instrumentos é digital (idêntico ao do C4 Lounge). Até o volante de base achatada e parte superior levemente reta denota cuidados do projeto. Falta queda amortecida da tampa do porta-luvas. Dois motores estão disponíveis: 1.6 16V aspirado, de 118 cv (câmbio automático, seis marchas) e 122 cv (manual); 1.6 turbo de 173 cv/etanol (apenas automático). Este último, o mais potente do segmento, muda por completo o temperamento do carro, inclusive por fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 s, acompanhado por um som grave, algo exagerado com o motor em carga. Um dos pontos altos é o acerto de suspensões, o melhor entre quase uma dezena de concorrentes diretos. Direção precisa e freios a disco nas quatro rodas, outros destaques. Desempenha bem no uso em caminhos sem pavimentação que dispensem sistema 4×4, ajudado pelo controle de tração mais apurado (Grip Control) herdado do Peugeot 2008.   Preços são bastante competitivos: vão de R$ 68.990 a 98.990, em três níveis de acabamento. A marca decidiu valorizar seus modelos usados na troca pelo C4 Cactus e investir em assistência técnica desde carro-reserva para consertos acima de quatro dias ou mimos simples como checar pneus, fazer rodízio e completar níveis de água e óleo sem cobrar. Para Ana Theresa Borsari, diretora geral do Grupo PSA, a rede de concessionárias Citroën será pró-ativa na venda de revisões a preço fixo até mesmo fora do período de garantia. “O serviço pré-pago tem crescido muito na Europa e pode se expandir também aqui. É o conhecido ‘tudo-incluído’, conceito surgido na hospedagem”, completa.   Fonte: DEZEROACEM
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16/07/2018
Flagra: Citroën C4 Cactus roda pronto para estreia em setembro
Produzido em Porto Real (RJ), SUV compacto terá motores 1.6 aspirado e turbo O lançamento do Citroën C4 Cactus se aproxima e a marca já nem se preocupa mais em esconder a versão nacional de seu SUV compacto. Pelo contrário, ele roda por vários lugares do país sem camuflagem, criando expectativa para sua chegada. O crossover, que será produzido em Porto Real (RJ), foi avistado em testes em Minas Gerais e São Paulo, já com placas cinzas. Sua apresentação deve acontecer em setembro ou, no mais tardar, em outubro. Os flagras foram enviados pelos leitores Flávio Moraes e Rogério Rangel. Rangel viu o Citroën C4 Cactus em Guaratinguetá (SP), estacionado e sem nenhuma preocupação em esconder o veículo. “Eu gostei do carro, vai atender a um público específico que está a procura de algo novo. Sou um deles”, disse Rangel no e-mail. Já Moraes encontrou o C4 Cactus em Poços de Caldas (MG), aproveitando as paradas no trânsito para tirar algumas fotos. “Minha impressão foi de que ele é menor do que as fotos indicavam, com porte de JAC T40. Dá para ver bem na foto em que ele aparece ao lado do Hyundai Creta”, disse Moraes. E com motivo. Ao menos na Europa, o C4 Cactus mede 2,59 metros de entre-eixos, mesma medida que a do Creta. Só que é bem menor no comprimento, com 4,17 m, enquanto o Creta tem 4,27 m, 10 cm a mais. É a mesma coisa que acontece com o Peugeot 2008, seu companheiro de plataforma e que mede 4,16 m de comprimento. Assim como o Peugeot 2008, o Citroën C4 Cactus será produzido sobre a plataforma PF1. Compartilhará também os motores, sendo o 1.6 FlexStart de 118 cv nas versões de entrada e o 1.6 16V THP de 173 cv nas mais caras. Poderá trabalhar com o câmbio manual de 5 marchas no motor aspirado e automático de 6 marchas no turbo. A Citroën já adianta que o crossover terá pacote de segurança com frenagem automática de emergência e alerta de colisão, alerta de saída de faixa e alerta de pausa para descanso do condutor. A nacionalização mudou alguns elementos do C4 Cactus. Perdeu as janelas traseiras basculantes, adotando um sistema convencional. As colunas serão pintadas na mesma cor que a carroceria, mudando a cor somente do teto para criar um efeito de “teto flutuante”. Assim como o modelo europeu, não terá os “airbumps”, bolsas de ar emborrachadas nas laterais que protegiam as portas contra batidas. O item foi retirado na versão reestilizada, que estreou neste ano na Europa. Agradecemos aos leitores Flávio Moraes e Rogério Rangel por compartilhar as fotos. Caso você flagre um carro camuflado ou desconhecido, compartilhe conosco através do e-mail br.info@motor1.com. Fonte: Motor1
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19/06/2018
Teste Cego Citroën com Chef Henrique Fogaça
O chef Henrique Fogaça recebe alguns convidados para uma fuga da rotina, oferecendo novidades deliciosas e surpreendentes. Se surpreenda você também com o novo C4 Lounge.
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13/06/2018
Citroën C3 2019 ganha versão de visual aventureiro
O Citroën C3 nacional terá uma nova versão de visual aventureiro na linha 2019, a Urban Trail. A configuração inédita traz alguns detalhes de estilo aplicados ao C3 europeu (de terceira geração) e ao C4 Cactus, como airbumps nas portas, molduras plásticas nas caixas de roda e teto bicolor. O Urban Trail chega às lojas em junho, por R$ 63.590. O modelo traz, ainda, maçanetas externas e retrovisores pintados na cor cinza – mesmo tom aplicado às rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo. A lista de itens de série do C3 Urban Trail inclui central multimídia com tela de 7 polegadas, bancos em tecido com bordado exclusivo, ar-condicionado digital, luzes diurnas em LED, faróis de neblina e computador de bordo. Contudo, diferentemente das versões Tendance e Exclusive, o Urban Trail não traz para-brisa panorâmico Zenith. A altura da suspensão não teve modificação em relação às demais versões e os pneus são de asfalto – exatamente como no antigo C3 XTR. Na mecânica, o hatch traz o conhecido motor 1.6 VTi flex de até 118 cv (etanol) acoplado ao câmbio automático Aisin de seis marchas. A nova versão estará disponível em quatro tons de cor da carroceria: branco, prata, vinza e vermelho. As três últimas custam R$ 1.390 extras. Fonte: www.revistacarro.com.br
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10/04/2018
Citroën Jumpy Minibus para passageiros chega em maio
Com lançamento programado para a segunda quinzena de maio, a versão passageiros do Citroën Jumpy fez sua primeira aparição pública no Brasil durante a Feira do Empreendedor 2018 SEBRAE em São Paulo (SP). O modelo tem capacidade para levar até 11 passageiros e será vendido no Brasil em versão única por R$ 118.600. Assim como a versão furgão, que já vendeu cerca de 450 unidades no país desde seu lançamento em outubro do ano passado, o Jumpy Minibus será equipado com motor 1.6 Blue HDi diesel quatro cilindros com 115 cv e 30 kgfm a partir de 1.750 rpm acoplado à transmissão manual de seis marchas. A tração é dianteira. Diferentemente do furgão que é oferecido em duas versões, o Jumpy passageiros será vendido em uma única variante, equipada com direção eletrohidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, bancos reclináveis, computador de bordo, rádio FM/AM/MP3, faróis de neblina, controle de tração e estabilidade, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e assistente de partida em rampa. Fonte: www.icarros.com.br
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09/04/2018
Citroën C4 Cactus chega no segundo semestre de 2018
Já confirmado pela Citroën, o C4 Cactus será produzido no Brasil a partir do segundo semestre de 2018. Anunciado com poucas informações, o novo crossover compacto tem grandes chances de ter seu lançamento oficial durante o Salão do Automóvel, em novembro. A fábrica de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, será a responsável pela produção do modelo, o C4 Cactus já deve chegar com a reestilização adotada pela versão europeia. Por aqui, o C4 Cactus virá com algumas diferenças no modelo europeu, como por exemplo, a adoção de vidros traseiros convencionais no lugar dos rebatíveis aplicados no carro produzido na Europa. O C4 Cactus nacional, deve adotar duas opções de motores, na versão de entrada, que possivelmente se enquadre para o público PcD, adotará o propulsor 1.6 16v aspirado de até 118cv, o mesmo motor utilizado nos modelos de acesso da PSA e nas versões mais caras, o propulsor 1.6 flex THP de até 173cv de potência. Em ambas opções de motores, será associado a uma transmissão automático de seis velocidades com trocas sequencias, modo ECO e esportivo. O futuro crossover compacto da Citroën, tem páreo duro pela frente, como o líder Nissak Kicks, Ford Ecosport, Hyundai Creta e etc. Como já mencionado o C4 Cactus chega a partir do segundo semestre de 2018, o Aircross continuará como opção de crossover de entrada, pois o C4 Cactus será posicionado acima dele. Fonte: www.mundodoautomovelparapcd.com.br
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29/03/2018
Novo Citroën C4 Lounge 2019 chega às concessionárias
Já chegou às concessionárias do Brasil o novo Citroën C4 Lounge 2019, lançado oficialmente este mês. Uma das mudanças está justamente no desenho do sedan, que passa a ter mais identidade com os recentes lançamentos da marca. Um dos exemplos é a grade frontal, que passou a ser integrada aos faróis e tem agora os dois filetes superiores se mesclando com o desenho das lentes. A traseira do C4 Lounge também apresenta novidades. As lanternas têm luzes com tecnologia que proporcionam um efeito 3D. No interior também há mudanças. O painel é uma delas. Sai o analógico e entra um moderno painel digital. Uma nova central multimídia integra a lista de mudanças da nova versão do modelo. Agora, o sistema é compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay. A tela tem sete polegadas e é sensível ao toque. Três versões São três versões do novo C4 Lounge 2019: a Feel, a Shine e a Live. Todas mantiveram o motor 1,6l THP flex de 173 cv (etanol). O câmbio também segue sendo o automático de seis marchas. A Feel, que é a de entrada, tem como destaque as rodas de alumínio 17 polegadas Djobe Gris Etincelle, os sensores de chuva e de luminosidade, câmera de ré, volante e bancos em couro e ar-condicionado digital com duas zonas. A central multimídia com navegador e quatro airbags também estão entre os itens. A Shine acrescenta aos itens da versão anterior faróis em full LED, rodas de alumínio 17 polegadas Djobe Diamantada com pintura Gris Antra Brilhante, airbags de cortina e teto solar elétrico. A versão Live é exclusiva para pessoas com deficiência e para frotistas. Mais simples, ela vem com rodas de 16 polegadas, faróis convencionais, bancos em tecido, banco traseiro bipartido, faróis de neblina dianteiros com função “cornering” e regulador de velocidade como alguns dos itens de série. Fonte: www.diarinho.com.br
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