Fale com nosso vendedor pelo whatsapp
11 94104-6149
11 4727-4949
Acompanhe-nos nas redes sociais:
11 4727-4949
Como chegar

Notícias


Avaliação: Citröen C4 Lounge 2019 um boa escolha

Otávio Koenig Beppler, Especial para o BlogAuto – Conheço a linha de sedãs médios da PSA há algum tempo, e eu tinha algumas expectativas de melhoria nesta nova plataforma. Expectativas estas que foram em grande parte atendidas com o facelift do Citroën C4 Lounge 2019.

Logo ao entrar no C4 Lounge 2019, percebo que a identidade é a mesma, com um grande espaço interno, muito superior aos concorrentes diretos (Civic, Corolla, Cruze, Jetta e Sentra). Sobra espaço para as pernas e cabeças de todos os ocupantes, mesmo que todos tenham 1,90 m de altura!
 

O botão de partida ao lado esquerdo do volante, sem espaço de inserção da chave, é o primeiro detalhe que chama a atenção, seguido pelo painel digital e pela ampla tela que ocupa o centro do painel, onde estão os comandos de quase tudo no carro: rádio, multimídia, navegação, climatização, ajustes gerais do carro, integração com celular, etc.

Não gostei apenas do display de RPM (tacômetro para os técnicos), que se apresenta na forma de uma fina barra horizontal de difícil acompanhamento – um bom e velho “conta-giros” de ponteiro, mesmo que digital, seria muito melhor.

O volante não tem mais aquele charme do miolo fixo, tradicional dos Citroën até bem pouco tempo atrás, o que nivela o C4 Lounge aos demais carros do mercado. Ele também não traz os famosos paddle-shifts (borboletas de mudança de marcha), o que considero positivo para reduzir custos – afinal tenho há anos carros com paddle-shifts e praticamente nunca uso no dia-a-dia. Eles valem a pena em carros esportivos, o que não é a proposta do C4 – pelo contrário. Este carro quer servir o conforto e o dia a dia, e para isso considero-o justo.
 

Andando, o motor turbo de 1.6 litro, em conjunto com o novo câmbio de seis marchas Aisin, se mostraram muito eficazes: bom torque e todas as faixas de rotação, como se fosse um motor 2.0 litros aspirado, mas com maior economia, além de mudanças de marcha muito bem definidas e certeiras – sem a tradicional indecisão e trancos tão comuns do câmbio anterior. Essa sim foi uma enorme mudança, que transformou esse carro. Muuuuuuito melhor, muito mesmo. Esse era o único defeito grave que o C4 (e seus primos e irmãos) tinham.

Os faróis direcionais são um diferencial, juntamente com a iluminação por leds, colocando o C4 em um patamar atual, e superior aos concorrentes neste quesito.

Falando sobre preço, na faixa dos 95 mil reais, ele está alinhado aos concorrentes. Não considero esse valor razoável hoje em dia se considerarmos o poder de compra dos consumidores potenciais, mas esse é um problema sistêmico e endêmico no Brasil – todos os carros, de todas as categorias, estão custando muito mais do que os consumidores tem condições de pagar, simplesmente porque o Brasil continua em uma crise sem precedentes, e porque não fabrica quase nada de alta tecnologia.

Praticamente todos os componentes e peças de valor agregado, como chips, placas, softwares, entre outros, são fabricados por multinacionais não brasileiras, e em fábricas fora do Brasil. Infelizmente. Apenas exportamos as pelotas de ferro que são industrializadas no exterior e importadas a valores incrivelmente altos.

De modo geral, considero Citroën C4 Lounge 2019 um carro honesto frente ao mercado, que cumpre com o que se propõe, competitivo junto aos concorrentes, e com grandes chances de começar a reverter a antiga fama de marca de carros caros e frágeis. Ele tem tecnologia, postura, equipamentos e custo-benefício que vão ajudar a PSA a reposicionar a marca no Brasil, aumentando inclusive sua participação no mercado.


Fonte: Blog Auto








Citroën
S.J. dos Campos
Av. Dr. Sebastião Henrique da Cunha Pontes, 100
Jardim Satélite, São José dos Campos - SP, 12230-300
Citroën
Mogi das Cruzes
Rua Ipiranga, 1220
Centro, Mogi das Cruzes/SP 08730-000
Citroën
São Paulo
Avenida São Miguel, 8479
São Miguel Paulista/SP 08070-001
Citroën
Taubaté
Av. Dom Pedro 1, 5595,
Jardim Baronesa, Taubaté/SP 12090-000
Citroën Oficina
Mogi das Cruzes
R. Ipiranga, 1205 - Jardim Santista
Mogi das Cruzes - SP, 08730-000
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo