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06/03/2018
Citroën confirma a produção do C4 Cactus no Brasil no segundo semestre de 2018
Depois de ser flagrado rodando no Brasil em testes finais, o Citroën C4 Cactus finalmente foi confirmado como o próximo produto a nacional da marca francesa. O anúncio foi feito hoje (06) durante o Salão de Genebra (Suíça) pela excutiva Linda Jackson, CEO da Citroën. O SUV compacto será produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2018. O modelo marcará uma nova ofensiva da marca, que quer voltar a ter uma participação no mercado mais revelante no Brasil. O modelo deverá seguir os mesmos traços do modelos vendido atualmente na Europa, mas com algumas adaptações para atender o mercado local.  O SUV compacto poderá vir equipado com o motor 1.6 flex de 118 cv, já presente no Aircross, associado ao câmbio automático de seis marchas da marca. Contudo, a nossa torcida é para que ele posso vir equipado com o motor 1.6 turbo flex de 173 cv e 24,5 kgfm de torque. O conjunto daria uma condução mais empolgante ao modelo, que tem dimensões compactas, apesar do bom aproveitamento da cabine. O C4 Cactus europeu tem 4,16 metros de comprimento e 2,60 metros entre-eixos, o que sugere um espaço interno semelhante ao do Hyundai Creta, que possui um entre-eixos de 2,59 m. Resta saber agora se a Citroën prepara o lançamento oficial do modelo antes ou depois do Salão de São Paulo, que acontecerá em novembro.  Fonte: www.revistaautoesporte.globo.com
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20/02/2018
Novo Citroën C4 Lounge chega ao Brasil em março, diz colunista
Segundo Roberto Nasser, o sedã argentino será lançado em breve. Concessionários confirmam Depois de diversas vezes flagrado rodando pela Argentina, a reestilização do C4 Lounge não é mais um segredo. Apesar de ter boas qualidade, seu desenho já ficou datado e começa a perder mais força diante de sua concorrência pesada. O maior mistério era quando seria seu lançamento aconteceria no Brasil. Era.  Segundo Roberto Nasser, da coluna "De Carro Por Aí", o sedã argentino será lançado no Brasil "nas próximas semanas". Tal informação é confirmada por concessionários da Citroën, que cravam a chegada do sedã já em março para seus compradores.  Os flagras feitos pelo Argentina Autoblog mostram como ficou o sedã. A dianteira se inspira na versão chinesa, enquanto a traseira se limita a novas lanternas, acompanhando novas rodas. São esperadas melhorias em sua suspensão, um dos pontos mais criticados do modelo, por ser barulhenta em pisos ruins, como o brasileiro. A mecânica se manterá a mesma, com o motor 1.6 turbo flex, de até 173 cv, ligado ao câmbio automático de 6 marchas.  Fonte: www.motor1.uol.com.br
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09/02/2018
'Fusca francês', Citroën 2CV completa 70 anos
O nome 2CV não é muito conhecido dos brasileiros. Mas, basta perguntar a algum francês, que a história muda. O nome não muito convencional é do clássico da Citroën, que acaba de completar 70 anos. Para entender a importância do carrinho, uma simples comparação. O 2CV representa, para os franceses, o que o Volkswagen Fusca significou para o Brasil. Para celebrar o aniversário do "senhor" 2CV, a Citroën aproveitou o Retromobile, mostra anual de carros clássicos que acontece na França, para exibir o modelo. O 2CV foi lançadono Salão de Paris de 1948, como a proposta ideal para a Europa do pós-guerra. Era barato, simples, leve, robusto e versátil. Deu tão certo que sua produção só foi encerrada em 1990, depois de 5,1 milhões de unidades vendidas. Seu formato peculiar, parecendo um guarda-chuva, garante bom espaço aos ocupantes. A agilidade era garantida pelo baixo peso, de cerca de 500 kg. Para empurrar o carrinho, a marca francesa adotou um pequeno motor de 2 cilindros e 375 cm³. Ao contrário do que o nome sugere, a potência não era de 2 cavalos, mas de 9 cv, suficientes para levar o modelo aos 65 km/h. História pré-guerra A Citroën também vai exibir na Retromobile o TPV, modelo de 1936 que deu origem ao 2CV. O intervalo de 12 anos entre os dois modelos se deu pela Segunda Guerra Mundial. Os franceses haviam mostrado o TPV com uma proposta bem clara: "transportar quatro pessoas e 50 kg de batatas ou um barril, na velocidade máxima de 60 km/h". Com apenas um farol e 370 kg, era ideal para a época. Para 1939, 250 unidades seriam exibidas no Salão de Paris - que acabou cancelado por conta do início da guerra. Praticamente todos os veículos foram destruídos. De acordo com a Citroën, restaram apenas quatro exemplares. Um deles, o carro da exibição, foi restaurado pela marca. Fonte: www.g1.globo.com
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18/01/2018
Novo visual do Citroën C4 Lounge chega ao Brasil em 2018
Lançado em 2012, o Citroën C4 Lounge está às vésperas de sua primeira (e tardia) reestilização. A expectativa é de que a versão fabricada no Brasil ganhe o mesmo visual do modelo chinês, atualizado recentemente. As mudanças ocorrem principalmente na dianteira, onde o sedã recebeu uma grade mais larga, tomando toda a frente do carro, fundindo-se com os faróis, mais esticados, nas extremidades. Na traseira, as lanternas passam a ter leds. A base do para-choque também muda, com um friso cromado e ponteira de escape em formato trapezional. O novo visual já foi flagrado na Argentina, onde hoje o modelo é fabricado. No Brasil, a novidade deve chegar ainda em 2018. O mercado dá sinais de que o facelift é necessário: no ranking de vendas de sedãs médios, o C4 foi apenas o 8º colocado em 2017, com 3.313 emplacamentos – o Corolla, líder do segmento, teve 66.188. Hoje oferecido apenas com a motorização 1.6 THP, o C4 Lounge parte de R$ 89.990 na versão S e chega a R$ 101.680 na versão Exclusive com pintura perolizada. Fonte: www.quatrorodas.abril.com.br
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02/01/2018
Citröen C3 Aircross: Um SUV Irreverente
A Citröen apresentou o que anuncia como “um SUV Compacto de nova geração”, com o C3 Aircross a apostar em características como a personalização e tecnologia, aliadas a um visual diferente e um interior potenciado pelo programa Advanced Confort. A marca afirma que o modelo partilha com o C5 Aircross a filosofia “People Minded SUV”, que se vislumbra por uma inspiração “nos clientes e na sua forma de viver o automóvel e no seu desejo de um universo automóvel feito de otimismo e de partilha”. Com chegada ao mercado durante o segundo semestre de 2017, o Citröen C3 Aircross é a mais recente novidade na ofensiva SUV da marca francesa. Inspirado no C-Aircross Concept que foi revelado no Salão de Genebra e também com influências do novo C3, o fabricante gaulês afirma que este modelo pretende assumir-se como uma lufada de ar fresco no segmento dos crossovers e SUVS compactos. Para tal, o Citröen C3 Aircross ostenta um visual singular, marcado pelas quadradas óticas abaixo da afilada iluminação logo acima que prolonga a grelha do double chévron e o trabalho artístico do Pilar C juntamente com outros elementos marcadamente SUV (as proteções inferiores da carroçaria e a altura superior ao solo) e ainda um grande potencial de personalização. Este último trunfo é demonstrado pelas 90 combinações possíveis para o exterior, onde se incluem as quatro cores para o tejadilho nas versões bi-tom e os packs Color, mas estende-se também ao interior com cinco harmonias distintas. A bordo do Citrëon C3 Aircross encontra-se um visual orientado por linhas horizontais, mas também pelo programa Citröen Advanced Confort, que significa o privilégio da habitabilidade, modularidade e individualidade. A luminosidade conferida pelo teto panorâmico será, também, elemento em destaque no novo SUV compacto gaulês. Este SUV Compacto de 4,15 metros de comprimento ganha, para reforçar as suas capacidades off-road, tecnologias que potenciam a sua utilização quando deixa o asfalto. A mais destacada pela marca é o Grip Control com Hill Assist Descent, um sistema de motricidade que, segundo é avançado, torna o Citröen C3 Aircross tão apto à condução no meio urbano como no ataque as estradões e outras incursões aventureiras. Além disso, como poderá comprovar na fotogaleria, junta-se ainda uma ampla oferta tecnológica composta por soluções que facilitam a vida a bordo (como o evoluído infotainment, o head-up display e a carga wireless de telemóveis) e também apoios que aumentam a segurança e facilitam a execução das manobras. Mas quando se fala de tecnologia no Grupo PSA, é impossível deixar de nomear a reconhecida eficiência dos motores diesel e gasolina das mais recentes gamas. Na primeira vertente encontramos os BlueHDI de 100CV e 120Cv, conectados a caixas manuais. Estas transmissões equipam também os gasolina Puretech, com o mais potente da gama a ser o de 130CV, numa oferta que contempla ainda as versões de 110CV (única onde pode surgir a caixa automática de seis velocidades) e de 82CV. O novo Citröen C3 Aircross chega ao mercado durante o segundo semestre de 2017, e esperamos brevemente poder levar até si mais informações relativas aos preços de comercialização deste elemento-chave da ofensiva SUV do Double Chévron. Fonte: www.turbo.pt
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20/12/2017
Avaliação: Citroën C3 Exclusive 1.6 automático? Quando mais é mesmo?
O caro leitor já deve estar cansado de o quanto reclamamos de câmbio automático obsoleto. Combinemos: ninguém merece um carro moderno, com motor cheio dos parangolés em tecnologia e redução de atrito, e com aquela caixa mais indecisa do que gordinho na fila do Burger King. Mas também damos o braço a torcer, como no caso do C3 com a transmissão de seis marchas. Avaliamos a versão Exclusive, que deixou de lado o manjado câmbio de quatro velocidades AT8. É evidente, logo nas primeiras aceleradas, o salto no conforto e no desempenho com a nova caixa Aisin, a mesma usada em modelos médios da marca, como C4 Picasso e C4 Lounge. Nas primeiras relações já é perceptível a maior agilidade nas trocas. O C3 flui bem no trânsito da cidade, principalmente em baixas velocidades, sem reduções constantes de marcha. Além disso, o rodar ficou menos áspero. Resultado também do trato no motor 1.6 16V. Ele agora gera 115 cv com álcool e 118 cv, com gasolina, de potência máxima a um regime de rotação discretamente menor: 5.750 rpm. Antes, eram 115 cv a 6.000 rpm e 122 cv, a 5.800 rpm. Além disso, segundo a Citroën, 80% do torque máximo de 16,1 kgfm com qualquer mistura no tanque está disponível já nas 1.500 rotações. Isso é percebido nas situações em que se precisa de força: ladeiras e ultrapassagens. O C3 responde prontamente, sem indecisões e sobe-e-desce frenético do conta-giros. As aletas atrás do volante para as trocas sequenciais se tornam até dispensáveis. A não ser que você queira realmente “sentir o carro”. Aí, coloque o câmbio no modo Sport, que estica mais as marchas, e a viagem pode ficar divertida. Se preferir conforto, mantenha o câmbio no modo Drive na estrada. Nota-se que o C3 melhorou também o nível de ruído, apesar de o isolamento acústico do compacto sempre ser um destaque. Para ajudar, o motor 1.6 trabalha abaixo das 3.000 rpm nos 110 km/h permitidos na rodovia Washington Luís. No trânsito mais pesado da cidade, com a gasolina sendo cobrada em barras de ouro, opte pelo modo Eco, que promete 5% de economia. Mesmo assim, com muita dificuldade o computador de bordo do modelo avaliado marcou 10,0 km/l no tráfego urbano – pelo Inmetro, o C3 Exclusive 1.6 tem nota B e médias de 11,0 e 12,6 km/l com gasolina e de 7,9/8,8 km/l, com álcool. Preços do C3 automático Toda a linha 1.6 do C3 agora é vendida apenas com a caixa automática de seis marchas, a partir de R$ 55.990 na versão Attraction. A Exclusive avaliada custa R$ 65.490. Ar automático, direção elétrica, sensor de ré, cromados, controle de cruzeiro, sensores de luminosidade e de chuva, faróis de neblina e rodas de 16” fazem parte do pacote desta versão topo de linha. Tem ainda a central multimídia de 7” e a bossa maior do hatch: o para-brisa Zenith. O vidro frontal que se estende além da coluna A passa uma sensação de amplitude e de visibilidade bastante interessantes. Some a isso outras virtudes inerentes aos modelos da Citroën. A posição de dirigir deixa o motorista bastante à vontade e a estabilidade é eficiente – lembrando das quatro estrelas, no máximo de cinco, nos testes de colisão do Latin NCAP. Mas peca nos itens de segurança (só tem os obrigatórios airbag duplo e freios com ABS) e no acerto da suspensão, que bate seca em alguns buracos mais vilanescos da cidade. O C3 também ficou com a vida mais difícil esse ano. A chegada do Argo trouxe capricho no acabamento para um compacto da Fiat e a versão Precision custa R$ 67.800, com motor 1.8 de 135/139 cv e caixa automática de seis marchas. Tem ainda o novo Volkswagen Polo, cujo acabamento não inspira, mas que na configuração Comfortline 200 vem com o eficiente motor 1.0 TSI Turbo de 116/128 cv e um pacote de equipamentos mais interessante por R$ 65.190. A Citroën vai ter que buscar melhores argumentos para o C3. Fonte: www.campoverdenews.net.br
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18/12/2017
Flagra - Citroën C4 Lounge 2018 é pego sem disfarces na Argentina
Sedã renovado estreia no ano que vem com facelift idêntico ao da versão chinesa Um dos primeiros lançamentos programados pela Citroën para 2018 na América do Sul, a reestilização do sedã C4 Lounge já parece estar praticamente pronta. Prova disso são as imagens publicadas nesta semana pelo site Autoblog Argentina, que mostram o modelo pela primeira vez sem qualquer disfarce. As fotos foram captadas nos arredores da fábrica argentina de El Palomar e acabam por confirmar suspeitas que já vinham sendo levantadas há alguns meses: o facelift será idêntico ao aplicado na China. Por fora, todo o conjunto frontal será remodelado. Os faróis, por exemplo, terão novo desenho e iluminação mais sofisticada, enquanto a grade ganhará novos filetes e ficará mais integrada ao conjunto. A traseira receberá lanternas com novo desenho interno e leves alterações no para-choque. Laterais, por sua vez, receberão apenas rodas resenhadas. Por dentro, a expectativa fica por conta de novidades como quadro de instrumentos, sistema de entretenimento mais moderno e volante multifuncional com mais comandos integrados. Sob o capô, o motor 1.6 THP de 173 cv seguirá como única opção do portfólio, trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas - a opção manual não será oferecida. O lançamento deve acontecer no início de 2018, seguido de outras novidades já praticamente confirmadas, como o crossover C4 Cactus produzido no Brasil.  
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15/12/2017
Citroën C3 Aircross. A melhor compra automóvel europeia para 2018
O CItroën C3 Aircross, o SUV compacto da marca, recebeu um importante galardão da AUTOBEST, ao ser considerado a melhor compra automóvel para 2018. A AUTOBEST atribui, desde 2001, o prémio para a “Melhor compra automóvel na Europa”. São 31 júris, todos eles jornalistas especializados, de tantos outros países, onde se inclui Portugal, que avaliam os automóveis candidatos em 13 parâmetros. Entre estes inclui-se relação qualidade-preço, design, conforto ou tecnologias e até a qualidade dos serviços e a disponibilidade de peças de substituição na rede de distribuição. A edição deste ano atribuiu o primeiro lugar ao Citroën C3 Aircross, que saiu vitorioso frente aos outros cinco finalistas, por ordem de posição crescente: Opel Grandland X, Volkswagen T-Roc, SEAT Ibiza, Ford Fiesta e Honda Civic. Não é a primeira vez que a Citroën recebe o prémio “Melhor compra automóvel na Europa” da AUTOBEST — em 2003, o Citroën C3 alcançou o mesmo feito. O C3 Aircross repete a proeza, e o prémio é mais uma boa notícia para um modelo que já acumula cerca de 30 mil encomendas na Europa, desde o seu lançamento em outubro passado. "Os meus parabéns vão para Linda Jackson (CEO da marca Citroën) e para as suas equipas, pela vitória no troféu AUTOBEST 2018. Enfrentando uma concorrência extremamente forte, o C3 Aircross revelou-se um verdadeiro campeão, demonstrando aos membros do júri que se trata da melhor escolha automóvel presente nesta edição." Ilia Seliktar, Presidente do Júri AUTOBEST. MPV sai fora, SUV entra O Citroën C3 Aircross substituiu o C3 Picasso, o mais pequeno dos monovolumes da marca francesa. É a resposta da Citroën às mudanças verificadas no mercado, que favorece, grandemente, os SUV e Crossover perante qualquer outro tipo de carroçaria. Mas na transição de tipologia não parece ter perdido nada relativamente ao MPV: o C3 Aircross é o mais espaçoso da sua categoria e aposta forte na modularidade. A outra grande aposta é a personalização, permitindo até 85 combinações exteriores e cinco ambientes interiores. Outros argumentos prendem-se com a dotação do programa “Citroën Advanced Comfort ®” e as 12 ajudas à condução — um dos ingredientes que ajudaram a garantir as cinco estrelas no Euro NCAP. Continuar o sucesso com Citroën C3 Aircross A marca registou uma subida de vendas no primeiro semestre de 2017, tendo atingindo as 426 mil unidades, em grande parte, responsabilidade do Citroën C3. O utilitário já vendeu mais de 230 mil unidades desde que surgiu no mercado. Caberá ao C3 Aircross, a continuação desta história de sucesso. Fonte: www.razaoautomovel.com
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14/12/2017
Citroën C4 Cactus 2018 Crossover chega ao Brasil no próximo ano
A Citroën passou 2017 de forma discreta, a marca não lançou nenhuma novidade de peso no mercado nacional, porém 2018 promete ser diferente, a marca prepara para o inicio do próximo ano a chegada do C4 Cactus. O carro que já roda em testes por aqui, terá uma série de mudanças em relação ao atual modelo europeu. O C4 Cactus demorou para chegar ao Brasil, na Europa ele foi lançada em 2014. A boa notícia é que o carro já chegará com visual renovado. O Cactus nacional não contará com os polêmicos Airbumps (aqueles pequenas bolsas de ar emborrachadas nas laterais e na dianteira), além disso sua dianteira será inspirada no Novo C3 AirCross. Acima o atual C4 Cactus vendido na Europa, o modelo nacional não terá a bolhas de plástico nas laterais Construída sobre a plataforma BVH1, a mesma de carros como Peugeot 2008 e Citroen AirCross. A expectativa é que o seu tamanho seja semelhante ao modelo europeu, 4.16 m de comprimento por 1,48 m de altura,ou seja, apesar do porte robusto, se trata de um modelo compacto. Em termos de performance o C4 Cactus brasileiro terá duas opções de motores, a primeira um motor 1.6L 16V FlexStart de 115 CV com gasolina e 118 CV com etanol. Em sequencia a Citroën oferece, o conhecido, 1.6 THP turbo que desenvolve 166 CV com gasolina e 173 CV com etanol. Já o interior em relação ao modelo europeu será mais simples, o acabamento será menos sofisticado, assim como o conjunto de equipamento de série, que promete trazer menos itens do que o carro vendido na Europa. O C4 Cactus promete ser uma opção para quem busca um carro com design diferenciado no mercado dos SUVs, além de dar um sopro de renovação a gama da marca Citroën no Brasil, que há um bom tempo carece de novidades. Além do Cactus, promete colocar pelo menos uma novidade por ano, no mercado nacional até 2021. Fonte: www.autos24h.com.br
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04/12/2017
Citroën C3 R5 no Rali do Var antevê futuro promissor
O prometido é devido, e tal como já tínhamos anunciado aqui, a Citroën aproveitou o Rali do Var para fazer a primeira aparição pública daquela que será a sua nova arma para o mundial — e não só — de ralis, o Citroën C3 R5. A última prova do campeonato de França de Ralis foi a escolhida para também dar continuidade aos testes de desenvolvimento do novo carro. Yoann Bonato e Benjamin Boulloud, que comemoram o título de Campeões de França após alcançarem quatro vitórias com o Citroën DS3 R5, estrearam agora o novo produto da Citroën Racing. A totalidade das três etapas da prova serviu para o piloto “tirar as medidas” ao novo carro  e testar várias regulações diferentes. "Não tivemos qualquer pressão da concorrência, pelo que nos divertimos muito ao volante do Citroën C3 R5 no fim de semana. O produto já se encontra muito desenvolvido e a variedade de estradas do Rali do Var permitiu-nos experimentar diferentes regulações", Yoann Bonato, piloto Citroën Racing. Com um aspeto bem apelativo e decoração inovadora, o Citroën C3 R5 não deixou ninguém indiferente tendo sido o alvo das atenções ao longo de quase toda a prova, apesar de não pontuar. "Após a excelente temporada que fez no Campeonato de França era lógico que Yoann Bonato estivesse ao volante do C3 R5 nesta sua primeira aparição pública. Trocando-se a habitual 'camuflagem' por uma decoração que enfatizou o design do carro, desencadeamos uma onda de entusiasmo entre o público, bem como entre os muitos potenciais clientes, que se mostraram muito interessados neste produto." Yves Matton, Diretor da Citroën Racing. Tecnicamente, o novo Citroën C3 R5 introduz pela primeira vez uma transmissão de comando manual, medida imposta por uma recente mudança no regulamento, mas que permitiu a Yoann Bonato terminar 14 classificativas sem registar qualquer problema. Depois de mais algumas sessões de intensivos testes para apurar e fiabilidade e performance do novo carro, o passo seguinte será o processo de homologação da FIA. "Para além do interesse suscitado junto do público e entre a comunidade do automobilismo, esta participação no Rali de Var trouxe-nos uma enorme satisfação em termos técnicos. Sem encontrar problemas de fiabilidade, fomos capazes de trabalhar com serenidade em diferentes configurações, adaptando o carro aos diferentes tipos de estrada, umas vezes suaves, outras muito acidentadas." Pierre Budar, Diretor de Desenvolvimento de Veículos Competição/Cliente. Fonte: www.razaoautomovel.com
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