De acordo com a revista inglesa Autocar, a próxima geração do Citroën C4 Cactus será eletrificada. O crossover compacto, que era vendido como hatch no mercado europeu, trocará a plataforma PF1 dos atuais Peugeot 208 e Citroën C3 pela recente modular CMP, que estreou no utilitário esportivo DS 3 Crossback.
Porém, segundo a publicação, essa nova geração do Cactus não vai demorar, pois é esperada para 2020. Como se sabe, o modelo foi atualizado no ano passado e há alguns meses chegou ao mercado brasileiro. Comenta-se que o próximo terá versão totalmente elétrica, como visto no produto da DS.
Isso significará um propulsor de 136 cavalos e bateria de lítio de 50 kWh, que é o conjunto padrão da plataforma e-CMP, que garante autonomia real de 350 km. A mudança é obviamente esperada para o Cactus, mas não tão breve quanto está sendo divulgado. Ou seja, as mudanças atuais durariam apenas três anos na Europa.
Outra opção para o Cactus deverá ser a versão híbrida plug-in, mantendo assim o motor 1.2 Puretech de três cilindros. Mas, como na Europa a PSA precisa acelerar a eletrificação para baixar a média de emissão, que a partir de 2021 será de apenas 95 g/km de CO2, a mudança de geração pode mesmo ocorrer por volta dessa época.
Aqui, no entanto, deveremos esperar bem mais. A Citroën precisa substituir o C3 antes de qualquer coisa, assim como o Aircross e o C4 Lounge. Como já se sabe, a CMP contempla um sedã de porte médio, que obviamente seria um sucessor do modelo atual, assim como do Peugeot 408.
Como a produção inicialmente se dará em El Palomar, Argentina, esses dois novos sedãs médios sobre a CMP devem ter prioridade, assim como um hatch para suceder o C3 atual e talvez um crossover de 4 m para assumir a posição do Aircross.
Os Peugeot 208 e 2008 também serão alterados, mas provavelmente depois do 408. Apostar num hatch médio é algo improvável e o 308 deve desaparecer nesse processo.
Fonte: Notícias Automotivas